Tirzepatida é um medicamento injetável por via subcutânea, usado uma vez por semana e já aprovado pela FDA para o tratamento de diabetes tipo 2.
É um agonista duplo, com ação nos receptores GIP e GLP-1.
Recentemente o estudo SURMOUNT-1, publicado no NEJ, uma das maiores revistas médicas do mundo, avaliou a eficácia e segurança da tirzepatida em adultos com obesidade ou sobrepeso que não tinham diabetes.
A tirzepatida está disponível nas doses de 5 mg, 10mg e 15mg. Os participantes que receberam a dose mais baixa de tirzepatide (5 mg) tiveram uma redução média de peso em relação ao placebo de 11,9%, com 30% dos participantes atingindo a meta de perda de peso de 20% ou mais. Já na dose mais alta (15mg) 36,2% dos participantes atingiram uma perda de peso de 25% ou mais.
A redução de peso com Tirzepatida foi acompanhada de melhora de todos os fatores de risco cardiovasculares e metabólicos avaliados. Além disso, resultou em uma redução de massa gorda aproximadamente 3x maior do que a redução da massa magra, resultando em uma melhora geral na composição corporal.
Como normalmente observado com esses medicamentos, eventos gastrointestinais transitórios, principalmente leves a moderados, foram os eventos adversos relatados com mais frequência, ocorrendo principalmente durante o período de aumento da dose.
Esses resultados, são fantásticos já que até o momento a semaglutida (2,4 mg), já aprovada pela FDA para Obesidade, e no Brasil disponível para diabetes tipo 2 como Ozempic, era a medicação mais eficaz disponível. Além disso, lembro que a cirurgia bariátrica resulta em redução de peso de aproximadamente 25 a 30% em 1 a 2 anos.
Ao que indica, em breve, teremos mais uma importante e poderosa ferramenta no combate à obesidade.
Deixe um comentário